top of page

Conhecendo o sistema reprodutor da mulher


“O sistema reprodutor feminino é formado por dois ovários (local onde as células germinativas se desenvolvem), duas tubas uterinas (local que conduz as células germinativas dos ovários ao útero), um útero (local de desenvolvimento da célula germinativa fecundada até o bebê completo) e canal vaginal (canal que conecta o útero com o meio externo).

Os ovários produzem e liberam um óvulo maduro (célula germinativa) a cada ciclo menstrual (período entre duas menstruações). As tubas uterinas vão conduzir o óvulo dos ovários até o útero e, em caso de relação sexual sem camisinha no período fértil, é o local onde o espermatozoide vai fecundar o óvulo.

O útero é um órgão muscular oco em formato de pera invertida com tamanho que modifica constantemente durante a vida da mulher e função de receber o óvulo maduro para esperar a menstruação ou a célula germinativa fecundada para dar início ao processo de desenvolvimento do feto (bebê). Ele fica localizado entre a bexiga e o reto, a cima do centro perineal, indo em direção ao interior da cavidade da pelve e é mantido nessa posição por diversos ligamentos (ligamento largo do útero, ligamento redondo do útero e ligamento útero-sacral).

O canal vagina é um tubo muscular oco que vai desde o colo do útero até o óstio da vagina (orifício da vagina) responsável por eliminar do líquido menstrual, local de penetração do pênis na relação sexual e de passagem do bebê durante o parto vaginal. A estrutura mantém sua posição com ajuda dos ligamentos já mencionados e dos músculos do assoalho pélvico.


A genitália externa feminina também pode ser chamada de vulva e se localiza abaixo do monte do vênus. É composta por grandes e pequenos lábios; clitóris; óstio da uretra e óstio da vagina.

O monte de vênus é formado por tecido adiposo (gordura) cobrindo a sínfese púbica e os ossos pubianos. A pele desta região possui glândulas sebáceas e é recoberta de pelos após a puberdade.

Os grandes lábios são duas pregas também formadas por tecido adiposo e recobertas por pele, que formam os limites laterais da vulva. Eles vão desde o monte de vênus até o centro do períneo, afinando gradativamente até desaparecerem no centro do períneo. Sua superfície externa é coberta por pelos após a puberdade e a superfície interna é úmida, com glândulas sebáceas e sem pelos.

Os pequenos lábios são duas pregas mais finas que os grandes lábios, úmidas, com muitas glândulas sebáceas e sem pelos, que se unem em torno do clitóris formando o prepúcio (capuz do clitóris). É uma região muito sensível devido à grande quantidade de terminações nervosas sensoriais.

O clitóris é um órgão feminino homólogo (com a mesma origem embrionária) ao pênis, composto por tecido erétil, que se enche de sangue quando excitado e tão sensível quanto o pênis. A glande do clitóris é a região mais externa, sendo um corpo pequeno, cilíndrico e localizado na região superior da vulva (onde os pequenos lábios se unem).

O óstio urinário se localiza abaixo do clitóris e acima do óstio da vagina, sendo o local de saída da urina. Enquanto o óstio da vagina é a entrada do canal vaginal, sendo parcialmente recoberto pelo hímen, um tecido membranoso que varia de tamanho e espessura entre as mulheres.” (Adaptado do livro de Anatomia do Moore de 2010, do Volume 4 do Guia Veja de Medicina e Saúde de 2008 e do livro de Urofisioterapia de 2014)



Vamos relembrar os músculos do assoalho pélvico!!!



O Assoalho Pélvico é a limitação inferior da cavidade pélvica localizado logo a cima do períneo com função de dar suporte os órgãos pélvicos e manter as continências urinária e anal ou seja, a capacidade de segurar urina, fezes e flatos (pum) sempre que for preciso. É uma estrutura formada por vários músculos divididos nos diafragmas pélvico e urogenital sendo que é local de passagem de três estruturas, o ânus, a vaginal e a uretra. O diafragma pélvico é a estrutura mais profunda do assoalho pélvico e formado pelos músculos Pubococcígeo, Iliococcígeo e Puborretal, e Coccígeo. Já o diafragma urogenital é mais superficial e formado pelos músculos transverso superficial e profundo do períneo, bulbocavernoso, isquiocavernosos e esfíncter estriado do ânus.” (Adaptado do Livro de Anatomia do Moore de 2010, e do artigo de Silva e Silva de 2003)


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page