top of page
Contato
Sistema Reprodutor Feminino
Disfunções Geniturinárias
Contato
Incontinência Urinária
A incontinência urinária é toda perda de urina que acontece sem querermos principalmente quando tossimos, rimos, pegamos um objeto pessado, estamos na academia, durante a relação sexual e até quando temos uma vontade urgente de ir ao banheiro mas não chegamos nele a tempo.
Muita informação junta?
Vamos separar em tipos então...
Incontinência Urinária de Esforço
É o tipo mais comum de incontinência urinária e é caracterizada pela perda de urina associada a alguma situação de esforço como tossir, espirrar, ri, correr, pegar objetos pesados, fazer exercícios pesados na academia dentre muitas outras!
Ela acontece quando há alguma alteração nos mecanismos responsáveis por manter a continência urinária como o posicionamento da uretra, a vascularização da mucosa da uretra e os músculos do assoalho pélvico que, em alguma situação de esforço, passam a não conseguir impedir a saída da urina.
Incontinência Urinária de Urgência
É segundo tipo mais comum de incontinência urinária, caracterizada pela queixa de perda de urina associada a uma vontade iminente e incontrolável de urinar.
Ela acomete pessoas de idade mais avançadas e acontece devido a uma alteração em mecanismos responsáveis por controlar a micção (proceso de urinar) como os receptores da parede da bexiga que verificam o quanto de urina tem dentro dela ou a ingestão de alimentos irritativos para a bexiga.
Incontinência Urinária Mista
Esse tipo de incontinênci urinária acontece quando a pessoa pede urina tanto em situações de esforço quanto em momentos de urgência urinária
Incontinência Urinária Coital
Apesar da relação sexual ser uma situação de esforço, a perda de urina durante ela recebe outro nome por ser uma queixa específica que pode ocorrer em qualquer fase do ciclo de resposta sexual feminino, principalmente durante a penetração, ato sexual em sí e orgasmo.
Enurese Noturna
Esse tipo de incontinência urinária é mais comum durante a infância mas alguns adultos podem apresenta-la também. A enurese noturna é a queixa de perda urinária enquanto dorme e está associada a diversas causas como fatores genéticos, pscicológicos e disturbios do sono.
Fatores de risco
Algumas situações podem ser consideradas fatores de risco para a mulher desenvolver algum tipo de incontinência urinária como:
-
Idade avançada
-
Obesidade
-
Número de gestações
-
Número de partos normais
-
Peso elevado do recém-nascido
-
Menopausa
-
Constipação Intestinal (intestino preso)
-
Consumo excessivo de cafeína
-
Alguns tipos de exercício físico como: corrida, musculação com muito peso e crossfit
-
E muitos outros...
E como tratar?
Existem várias opções disponíveis no mercado para minimizar o impacto da perda de urina na vida das pessoas como o uso de roupa íntima com proteção, medicamentos orais, pomadas vaginais ou Botox e cirurgia todos com vantagens e desvantagens que devem ser discutidas com o médico especializado. Entretanto, existe uma opção menos invasiva e igualmente eficaz, considerada a primeira opção terapeutica para incontinência urinária: a fisioterapia!
A reabilitação urológica é realizada de diversas formas mas o seu carro chefe é o treinamento dos músculos do assoalho pélvico, uma técnica popularizada por Arnold Kegel em 1948, que busca melhorar a força e coordenação da musculatura responsável por manter a continência urinária. O treinamento pode ser realizado pela solicitação da contração voluntária dos músculos do assoalho pélvico, ou associado à estimulação elétrica, cones vaginais, mudanças no estilo de vida e controle das micções.
Nesse texto tem muitas informações e é facil esquecer!
Mas uma coisa você deve sempre lembrar:
Perder urina NÃO é normal!
bottom of page