top of page
Conhecendo melhor nosso corpo
Conteúdo
-
Anatomia da pelve
-
Músculos do Assoalho Pélvico
-
Sistema Urinário Feminino
-
Sistema Reprodutor Feminino
Contato
Sistema Urinário Feminino
O sistema urinário tem a função básica de manter o equilíbrio no nosso corpo, eliminando substâncias tóxicas ou as que estão em excesso. Ele é formado por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra.
Os rins são órgãos localizados atrás das últimas costelas com 11 centímetros de comprimento e que possuem milhões de néfrons. Os néfrons são responsáveis
por absorver do sangue a água, sais e resíduos que devem ser eliminados na urina e de impedir que nutrientes e substâncias importantes também sejam eliminados.
O que foi absorvido e precisa ser eliminado é conduzido pelos ureteres até a bexiga.
A bexiga é um órgão formado por músculo liso (aquele tipo que não podemos controlar), com uma cavidade interna e apresenta como característica principal a distensibilidade (capacidade de aumentar de volume) e função de armazenar a urina até o momento da micção (urinar).
Na parede da bexiga existem receptores sensoriais responsáveis por detectar o volume de urina dentro do órgão e regular as contrações da musculatura lisa da bexiga para eliminar a urina quando necessário. A intensidade dessas contrações (pressão vesical) está relacionada com a quantidade de urina dentro da bexiga, ou seja, quanto mais urina chega, mais intensas são essas contrações. Essas contrações vão ficando cada vez mais intensas até o momento da micção.
Para conseguirmos eliminar toda a urina é necessário que a pressão vesical (dentro da bexiga) seja maior que a pressão uretral (dentro da uretra). O aumento da pressão vesical já vimos como funciona, resta entendermos como a pressão uretral diminui.
A pressão uretral é composta pela ação de um esfíncter (musculatura lisa) e dos músculos do assoalho pélvico (musculatura estriada esquelética), então para que ela seja reduzida essas duas estruturas precisam estar relaxadas! Assim, a urina passa tranquilamente pela uretra e é eliminada pelo nosso corpo.
Vocês podem estar pensando
"Mas agora não posso ir no banheiro, PRECISO SEGURAR O XIXI!!!"
Para garantirmos a continência urinária (capacidade de segurar a urina) a pressão uretal tem que ser maior do que a pressão vesical.
Como leram alí em cima, a pressão uretal é formada pela ação de um esfíncter (musculatura lisa) e dos músculos do assoalho pélvico (musculatura estriada esquelética). A musculatura lisa não podemos controlar, então nos resta aumentar a ação da musculatura estriada esquelética, contraindo os músculos do assoalho pélvico!
Problemas mais comuns relacionadas ao sistema urinário:
-
Sensação de esvaziamento vesical incompleto
-
Infecções recorrente de Trato Urinário Inferior
-
Incontinêmcia Urinária de Urgência
-
Incontinência Urinária de Esforço
-
Incontinência Urinária Coital
-
Bexiga Hiperativa
-
Enurese Noturna
-
Noctúria
bottom of page