top of page
Conhecendo melhor nosso corpo
Conteúdo
-
Anatomia da pelve
-
Músculos do Assoalho Pélvico
-
Sistema Urinário Feminino
-
Sistema Reprodutor Feminino
Músculos do Assoalho Pélvico
Se pegamos um espelho e olharmos nossa região genital veremos algo parecido com a imagem ao lado e vamos poder localizar três orifícios que ligam estruturas internas do nosso corpo com o meio externo: a uretra, a vagina e o ânus.
Se pudéssemos tirar a pele e o tecido gorduroso (como na imagem abaixo), continuaríamos a ter os mesmos três orifícios (uretra, vagina e ânus),
mas também teríamos o vasto tecido avermelhado demonstrado na imagem, os músculos do assoalho pélvico!
O nosso corpo é composto por vários músculos que geram duas ações: contrair e relaxar. A coordenação dessas duas ações gera movimentos que nos permitem várias coisas como andar, escrever, ingerir e digerir um alimento, urinar, defecar, piscar os olhos e respirar.
Como podem perceber, são ações bem diferentes, umas podemos fazer por vontade própria (como andar) e
outras fazemos sem querermos (como contração do útero durante o trabalho de parto). Isso porque existe no nosso corpo principalmente dois tipos bem diferentes de músculos, o liso (de contração involuntária) e o estriado esquelético (de contração voluntária). Os músculos do assoalho pélvico estão nessa segunda classificação, ou seja, podemos contrai-los e relaxa-los quando quisermos (lembre bem dessa informação, vamos precisar dela depois)!
Se pudéssemos cortar nosso corpo ao meio e olharmos o que tem na pelve, teríamos a imagem ao lado. Nela podemos ver a bexiga (reserva a urina) e a uretra (conduz a urina para o meio externo), o
útero e a vagina (canal de saída da menstruação), o reto e ânus (conduz as fezes para o meio externo) e, novamente, os músculos do assoalho pélvico.
Como podem ter percebido, existe uma grande relação entre essas estruturas e a musculatura. Pensando nisso, chegamos ao motivo desse texto: a função dos músculos do assoalho pélvico! Eles são responsáveis por auxiliar no suporte dos órgãos pélvicos, manter as continências urinária e anal (a capacidade de segurar urina, fezes e flatos) e tem uma importante participação no ato sexual. Para entender melhor cada uma dessas funções, é necessário conhecer um pouco mais os sistemas envolvidos, informações que poderão conferir no menu ao lado.
Problemas mais comuns relacionados aos músculos do assoalho pélvico:
-
Prolapso dos órgãos pélvicos
-
Incontinência urinária
-
Disfunções sexuais
-
Incontinência anal
-
Constipação
Contato
bottom of page