top of page
Conhecendo melhor nosso corpo
Conteúdo
-
Anatomia da pelve
-
Músculos do Assoalho Pélvico
-
Sistema Urinário Feminino
-
Sistema Reprodutor Feminino
Contato
Anatomia da pelve
A pelve ou Bacia é a parte mais inferior do tronco e a área de transição entre o tronco e as pernas. É formada por dois ossos do quadril ou Ilíacos que são formados pela fusão óssea de três estruturas: Íleo (2-Azul), Ísquio (3-
Lilás) e Púbis (4-Roxo). Os ossos do quadril são unidos na frente pela sínfise púbica (5-Preto) e atrás pelo Sacro (1-Verde). A pelve apresenta duas subdivisões, a pelve maior que é a área mais alta da estrutura onde os órgãos inferiores se acomodam e a pelve menor que abriga algumas vísceras e o períneo, que são separados pelos músculos do assoalho pélvico.
O períneo é uma região na qual podemos formar um losango quando "ligamos" alguns pontos anatômicos que estão localizados na parte inferior da pelve. Esses pontos anatômicos estão esquematizados na imagem ao lado e são: sínfise púbica, cóccix (parte final do sacro) e a tuberosidade isquiática direita e esquerda (uma região do ísquio).
Se passarmos uma linha ligando as tuberosidades isquiáticas, dividimos o períneo em dois: o trígono urogenital (onde se localiza a uretra e vagina) e o trígono anal (onde se localiza o ânus). No centro do períneo tem uma massa de tecido fibroso chamado corpo do períneo, um forte tendão no qual se inserem muitos músculos do assoalho pélvico. Ele também dá apoio e auxilia no posicionamento a vagina e, consequentemente, aos órgãos pélvicos, por isso é importante manter a integridade desta área durante o parto.
bottom of page